Estrias e Cicatrizes de Acne




Estrias são o resultado de uma distensão (esticamento) da pele além do que esta suportaria. Com a distensão, as fibras da pele se rompem, formando uma linha em relevo de cor de avermelhada a branca. Esta linha, que parece uma cicatriz, destoa em coloração da pele ao redor, dando origem às indesejáveis marcas na pele. Elas são o terror para quem cuida do visual corporal. Homens e mulheres estão sujeitas a elas.Confira os tratamento disponíveis.


ELETROLIFTING OU MICROGAVALVANOPUNTURA  

Trata-se de um método invasivo superficial (atinge somente a epiderme), em que a regeneração está baseada nos efeitos da corrente contínua, no processo de inflamação aguda e, conseqüentemente, no reparo do tecido. Esse tratamento é indicado não apenas para estrias, como também para minimizar rugas e linhas de expressão. 

O estímulo físico da agulha desencadeia um processo de reparação muito complexo, cujo objetivo é restabelecer de forma satisfatória a integridade dos tecidos. A estimulação com a corrente associada desencadeia uma inflamação aguda localizada, não apresentando qualquer efeito sistêmico. 

Alguns minutos após a aplicação aparecem hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço) típico de qualquer processo inflamatório devido às substâncias locais liberadas pela lesão, provocando, assim, uma vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos. Estas reações são o principal momento da inflamação, responsável pela hiperemia e calor, aumentando com isso o fluxo sanguíneo, que é fundamental nas alterações hemodinâmicas da inflamação aguda. Esse processo inflamatório é indispensável para a estimulação do fibroblasto, célula responsável pela formação de colágeno e elastina, que tem um importante papel no processo regenerativo de atrofia tecidual.


A inflamação é provocada pela ponta da agulha associada a um estimulo elétrico.
Toda a zona é preenchida por um exsudato inflamatório composto de leucócitos, eritrócitos, proteínas plasmáticas e fáscias de fibrina. O processo de epitelização inicia-se simultaneamente, obrigando as células epidérmicas a penetrar pelo interior das fendas formadas pela agulha, e estimuladas pela formação de fibrina originada pela hemorragia da microlesão.

Inflamação após aplicação de eletrolifting. ( foto tirada da internet) 



 

A resposta à agressão, no caso específico da perfuração pela agulha, pode finalizar com a recuperação da estria, ruga ou linha de expressão, restituindo a sua arquitetura original. O edema promovido no tratamento não deverá sofrer ação de nenhum agente anti inflamatório. As estimulações subseqüentes só poderão ser realizadas quando o processo inflamatório cessar por completo, evitando assim, o risco de desenvolver uma inflamação crônica desencadeada pela persistência do estímulo inflamatório agudo. O resultado pode chegar ate 80% na redução vísivel das estrias.

Em geral, as sessões de microgalvanopuntura são executadas conforme objetivo da paciente, podendo ser uma vez por semana, a cada 10 dias.
A série desse tratamento varia entre 10 e 20 sessões e têm por duração em média 1 hora cada sessão. 
Após 10 sessões de tratamento .


 MICROAGULHAMENTO ( DERMAROLLER)

derma roller

O Derma Roller é um instrumento desenvolvido especialmente para o tratamento da pele. É um tratamento com um resultado magnífico de última geração entre as novidades do mercado.
Ele é composto por microagulhas em aço cirúrgico de alta resistência dispostas em um cilindro. O comprimento das microagulhas varia de 0,25mm a 3,0mm. A microagulha é a principal ferramenta no procedimento.

As principais indicações do Microagulhamento são fotoenvelhecimento (resurfacing), cicatrizes de acne, de queimadura, cirúrgicas, entre outras aplicações. A técnica pode ser indicada também no tratamento de estrias, melasma, melhora da textura da pele (poros dilatados) e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele (drug delivery).

As microagulhas penetram na pele centenas de vezes, fazendo com que as células reajam a este estímulo, liberando fatores de crescimento e melhorando a estrutura da pele através da indução da neocolagênese e neoangiogênese.
Assim o microagulhamento promove o rejuvenescimento da pele, a neoangiogênese melhora a circulação sanguínea, aumentando o suporte nutricional e de oxigênio, o que acelera a eliminação de metabólitos e toxinas.

Por provocar uma grande renovação na pele e eliminar rugas, linhas e marcas, o microagulhamento já ficou famoso entre as famosas, porem para evitar efeitos indesejáveis como manchas e cicatrizes deve ser aplicado por um profissional treinado à técnica.
O microagulhamento têm sido usados para tratar grandes áreas com objetivo cosmético e para aumentar a permeabilidade cutânea para administração de medicamentos. Após a perfuração transdérmica, pode ocorrer uma penetração do ativo muito maior na área utilizada do que a área não tratada. Além disso, a inserção sequencial das micro agulhas requer uma menor pressão a ser exercida na pele, lesionando menos o tecido. Por isso,  são uma maneira simples de aumentar a permeabilidade da pele para administração de medicamentos, otimizando assim seus resultados.

O tratamento deve ser realizado exclusivamente por m profissionais habilitados, e nunca pelo paciente em casa pelo risco de complicações muito sérias como desenvolvimento de cicatrizes, escurecimento da pele e infecções.

A técnica exige o uso de creme de anestésico  para minimizar qualquer desconforto, a depender do comprimento de agulha utilizada e experiência do profissional. Deve ser sempre realizada em um consultório, precedida de toda antissepsia necessária e cuidados de biossegurança esperados em qualquer procedimento.

Subestimar esses cuidados com o paciente é aumentar o risco de complicações que comumente são raras quando o procedimento é realizado por um profissional bem treinado e em um ambiente adequado.
O pós-procedimento é tranquilo, porém a recuperação é muito rápida, bem como o retorno do paciente às atividades laborativas, que acontece no máximo em 5 dias.

Resultados

O microagulhamento quando bem indicado e quando adequadamente realizado pode trazer resultados surpreendentes em cicatrizes de acne e catapora, cicatrizes pós-cesariana e pós-acidentes, cicatrizes pós-cirurgias corretivas e pós-queimaduras, em estrias, em rugas finas e profundas, na flacidez do rosto e envelhecimento do colo, melhorando a textura, coloração e aspecto da pele tratada de forma muito natural.
Os resultados obtidos por profissionais experientes em muitos casos podem ser superiores aos obtidos em tratamentos convencionais, ou em tratamentos a laser, o que vem estimulando muitos pacientes a procurarem essa técnica.


Foto retirada da internet



Esses tratamentos estão disponíveis na Corpo Bonito! 
Agende sua consulta Dermatofuncional e entenda qual o melhor para o seu caso. :D