Quando se fala de pele muitas dúvidas rodeiam a nossa mente...enchemos as prateleiras de cosméticos com ativos que nem entendemos o nome direito e acabamos por não ver resultado nenhum por não saber ao certo que tipo de produtos estamos passando no nosso rosto. O certo seria procurar um especialista no assunto, mas as vezes é tao dificil achar uma pessoa de confiança a qiual possamos entregar nossa pele e assim esclarecer nossas duvidas. 
O mercado e a internet são lotados de bons produtos e até mesmo profissionais que entendem do assunto para dar dicas sobre as melhores e mais seguras marcas. Mas o primeiro passo de todos é descobrir qual seu tipo de pele.
Como descobrir a diferença entre pele oleosa, pele normal ou pele seca? Eis a questão.
 Existem cinco tipos básicos de pele: oleosa, normal, sensível, seca e danificada pelo sol.

O seu tipo de pele é determinado pela quantidade de gordura que ela produz e está intimamente ligada ao tipo de genes, a dieta, os níveis de estresse, quantidade de hormônios, e até mesmo a medicação que você usa para cuidar da pele determina a quantidade de gordura que sua pele produz.
Rona Berg sugere que você faça um teste de pele para saber o tipo que você tem. Para fazer isso, lave o rosto, seque-o. Com algumas folhas de papel de arroz ou papel para limpeza de lentes, pressione diferentes partes do seu rosto.
• Se a sua pele é oleosa, o papel vai ficar com manchas de gordura tornando-se transparente.
• Se o papel não manchar a sua pele é seca.
• Se ele grudar na zona T (zona T é a área do rosto onde a pele tende a ser mais oleosa do que as outras. Abarca a testa inteira, numa faixa horizontal, perpendicular à área do nariz, ao redor da boca e o queixo, numa faixa vertical, formando assim um T) tem pele normal ou mista. A maioria das mulheres tem este tipo de pele
Os cinco tipos de pele:
• Pele Oleosa:
A pele oleosa é brilhante, especialmente na área do T (zona T é a área do rosto onde a pele tende a ser mais oleosa do que as outras. Abarca a testa inteira, numa faixa horizontal, perpendicular à área do nariz, ao redor da boca e o queixo, numa faixa vertical, formando assim um T).
Pode ter grandes poros e ser suscetível a cravos e espinhas por excesso de produção das glândulas sebáceas. O bom é que a pele oleosa envelhece menos que a pele seca, pois a gordura mantém a pele macia formando menos rugas. Muitas mulheres jovens têm a pele oleosa, mas à medida que envelhecem, sua pele pode tornar-se seca, especialmente depois dos 35 anos.
Para cuidar da pele oleosa deve-se lavar com um produto de limpeza para pele oleosa antes de ir dormir. Esfoliar duas vezes por semana com um esfoliante suave e usar hidratante facial não oleoso. Se você sofre de espinhas, um adstringente pode ajudar.
• Pele normal ou mista:
Alguns especialistas dizem que até 70 % das mulheres tem esse tipo de pele. A pele mista significa que você tem a zona T mais ou menos oleosa e bochechas mais secas. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e com menos problemas como espinhas e manchas; não é seca e nem oleosa; os poros são bem pequenos e dificilmente notados; tem uma textura suave, boa circulação e uma cor saudável.
Para proteger a sua pele, você precisar tratar a sua zona T de forma diferente do que as áreas secas. Se a sua zona T tende a ser oleosa, tente um adstringente nestas áreas somente depois de lavar o rosto. Faça uma esfoliação duas vezes por semana para remover as células mortas e use um hidratante facial nas áreas secas.
• Pele seca
Depois dos 35 anos, a pele tende a ficar mais seca. Essa mudança da pele pode ser devido aos hormônios. A pele seca tem uma tendência a desenvolver rugas e manchas vermelhas, por isso requer cuidados especiais.
Talvez você deva esfoliar semanalmente e usar hidratante antes de aplicar a base. Leve um spray com água sempre quando viajar e aplique nas áreas menos úmidas e o mantenha sempre no seu local de trabalho principalmente durante o inverno. Se você mora em um lugar frio, você pode usar um umidificador no quarto ou no seu local de trabalho para evitar o ressecamento da pele.
• Pele sensível
A pele sensível tende a ser fina, delicada e com poros finos. Se o sol e certos cosméticos irritam a sua pele e facilmente fica vermelha, você tem a pele sensível.
Encontrar os produtos de limpeza e hidratantes adequados para o seu tipo de pele pode ser um pouco complicado. A boa notícia é que muitas empresas têm desenvolvido produtos especificamente formulados para a pele sensível. Compre sempre produtos suaves e sem essências.
• Pele danificada pelo sol
Este tipo de pele contem rugas visíveis, especialmente ao redor do rosto e do queixo. Tem uma textura áspera.


Para cuidar da pele danificada pelo sol, você deve usar hidratantes e cremes para amenizar as rugas. O Retinol-A faz maravilhas na pele e pode até suavizar algumas rugas. E se você não gosta das rugas mais profundas, procure um especialista e faça um tratamento com Botox. Porém, procurar um bom especialista é fundamental. 
E aí? deu pra dar uma ajudinha? Quer saber mais? entao agende uma consulta dermatofuncional e estetica com nossos profissionais e confira dicas preciosas pra voce cuidar da sua pele!